Ensino Fundamental I
A matrícula para o Ensino Fundamental I é obrigatória para crianças a partir dos seis anos de idade. O objetivo do Ensino Fundamental I é proporcionar aos alunos o domínio pleno da escrita, leitura e do cálculo. Além disso, esta etapa educacional visa ampliar a capacidade dos educandos de compreenderem o meio ambiente, os sistemas culturais e políticos, economia e tecnologia e os valores sociais que baseiam a sociedade, entre outros.
1° Ano
Diferente do que algumas pessoas pensam o atual 1º ano do Fundamental I não é a mesma coisa da antiga primeira série – que tinha como objetivo alfabetizar crianças de sete ou oito anos de idade. Na nova configuração do Ensino Fundamental I, fica obrigatório que crianças de seis anos sejam matriculadas no primeiro ano.
Nesse sentido, o conteúdo programático do 1º ano do Ensino Fundamental I objetiva introduzir a criança no universo das letras e números ainda por meio da ludicidade. Nesta série, o aluno adquire capacidade para distinguir desenho de escrita, elabora possibilidades sobre quantidade e distribuição das letras. Ou seja, prepara e apresenta as bases dos futuros conteúdos que lhe serão ensinado.
2° Ano
O 2º ano do Ensino Fundamental I tem como foco alfabetizar as crianças. Recomendado para crianças de sete anos de idade, esta série auxilia os alunos a decodificarem e terem fluência de leitura, desenvolve a formação de leitor e habilidades de escrita entre outros aspectos.
No campo da matemática, o objetivo básico para esta etapa é proporcionar aos alunos capacidades para que eles possam comparar e ordenar números naturais pela compreensão do sistema de numeração.
3º Ano
O 3º ano do Ensino Fundamental I segue com o mesmo objetivo dos dois anos anteriores, que é desenvolver a alfabetização plena das crianças. Nesta etapa ocorre a sistematização dos conhecimento ainda relacionados à escrita, assim como também a leitura. Outros aspectos como a compreensão de estrutura, coerência e coesão do texto também são abordados nas áreas da linguagem.
No campo da matemática do 3° ano do Ensino Fundamental I, há a ampliação dos conceitos da adição, subtração e multiplicação. As crianças começam a ter os primeiros contatos de divisão introduzindo a ideia da divisão.
4º Ano
O 4ª do Ensino Fundamental I, estipulado para as crianças com nove anos de idade, tem como foco aprimorar os conhecimentos e habilidades e no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto. Além disso, busca qualificar a escrita, nos aspectos de vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.
Na área da Matemática, ocorre a sistematização das quatro operações, a ampliação do campo numérico e a interpretação e resolução de problemas matemáticos. São realizadas análises de gráficos e tabelas, desafios lógicos e o estudo da geometria e das frações. Estuda-se ainda educação financeira, com um enfoque no vocabulário financeiro e nas questões de consumo sustentável.
5º Ano
O 5º ano encerra a etapa conhecida como anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta série procura-se ampliar e aprofundar conceitos, considerando o processo de ensino e aprendizagem realizados nos anos anteriores. Além disso, é um ano de transição para os anos finais do Ensino Fundamental. O ano seguinte é o 6º ano do Ensino Fundamental II e o aluno passa então a ser orientado por uma maior quantidade de professores, específicos para cada disciplina.