Técnico de Automação Industrial
Com duração de 14 meses, o curso forma especialistas na manutenção de máquinas industriais, desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas para desenvolver sua carreira na indústria, em funções relacionadas a processos de automação.
Carga Horária: 1200h
Perfil Profissional de Conclusão
Realiza integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Área de Atuação
O Técnico de Automação Industrial pode trabalhar na indústria e em qualquer outro tipo de empresa que utilize processos automatizados.
Separamos as mais comuns:
-
Empresas de automação industrial
-
Empresas de desenvolvimento de projetos e assistência técnica
-
Qualquer indústria que utilize processos automatizados
-
Institutos e Centros de Pesquisa
-
Instituições de ensino – desde que atenda às exigências de formação para dar aulas
Dentre as indústrias, pode trabalhar na de motores, automóveis, aviação, naval, petrolífera, de mineração, pecuária, leiteira, agrícola, etc.
Os empregos podem ser encontrado em zonas industriais de regiões metropolitanas ou pelo interior do país.
Em seu dia a dia, o técnico pode desenvolver atividades como:
-
Melhorar sistemas de produção com a aplicação de novas tecnologias em automação.
-
Executar projetos.
-
Operar sistemas.
-
Desenvolver componentes eletroeletrônicos (hardware e software).
-
Criar novos equipamentos.
-
Acompanhar o desempenho dos equipamentos de linhas de produção.
-
Fazer supervisão geral da manutenção industrial.
-
Prestar consultoria.
-
Inspecionar a montagem de sistemas.
Metodologia
No curso Técnico de Automação Industrial o formando se tornará o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional, conforme segue: 1. Manter equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: elaborar o plano de manutenção e realizar a manutenção. 2. Implementar equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: instalar, configurar e calibrar equipamentos e dispositivos de controle e automação, configurar softwares, executar o “start-up” do processo e atualizar a documentação do projeto. 3. Atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: realizar levantamento de dados do processo, auxiliar na elaboração de projetos, programar dispositivos de controle e automação e elaborar a documentação técnica.
Certificações Intermediárias
Visando a maior qualificação profissional e a concorrência do nosso egresso no mercado de trabalho, nós oferecemos aos estudantes do curso Técnico de Automação Industrial 3 certificações intermediárias, que serão recebidas ao término de cada módulo, além é claro do diploma de Técnico de Automação Industrial ao término do mesmo. As certificações são:
-
Instrumentista Industrial
-
Montador de Equipamentos Eletroeletrônicos
-
Reparador de Circuitos Eletrônicos