Técnico em Eletromecânica

Com duração de 20 meses, o curso capacita o aluno a atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Carga Horária: 1200h

Perfil Profissional de Conclusão

O técnico de eletromecânica normalmente é um profissional da área da manutenção dentro da indústria, ele é responsável por integrar as áreas de instrumentação e controle de processos industriais junto com a eletrônica e mecânica industrial, manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança.
Este profissional tem a capacidade de projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos, como eletropneumática e eletrohidráulica, programar e executar atividades que envolvem controle de processos, projetos elétricos, eletrônica industrial, controles lógicos programáveis e operações de máquinas elétricas.

Área de Atuação

O técnico em eletromecânica possui uma área de atuação muito ampla, podendo atuar em concessionárias de energia elétrica, empresas de manutenção e automação industrial, empresas de refrigeração, de informática, de equipamentos e instalações eletromecânicas, indústria petroquímica, automobilística, ferroviária, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa.

Geralmente os técnicos em eletromecânica são voltados para a manutenção dentro das indústrias, onde geralmente gera uma grande demanda de mão de obra profissionais, devido a grande quantidade de equipamentos eletromecânicos contidos dentro das indústrias.

Algumas empresas por não possuírem equipes de profissionais dedicados a cada uma das áreas, elétrica e mecânica, acabam optando pelos profissionais eletromecânicos, que integram essas duas áreas em apenas um único profissional, além de poderem atuar dentro da indústria, como técnicos de manutenção, atuar no setor público, por meio de concursos, autônomo, auxiliando no desenvolvimento e na execução de projetos, usinagem mecânica, petrolíferas e na geração e transmissão de energia elétrica.

Devido ao amplo conhecimento envolvendo as áreas da elétrica e mecânica, o técnico eletromecânico leva vantagem sobre o técnico em eletrotécnica, com relação aos motores, isso se deve ao fato do profissional eletrotécnico saber executar apenas as ligações e dar partidas nos motores, porém o profissional de eletromecânica além de saber executar esses processos, o mesmo tem a capacidade de dar manutenção nos motores, fazer o balanceamento e trocar peças mecânicas.

Metodologia

A metodologia adotada no curso envolve análise e solução de problemas, estudo de casos, projetos, pesquisas e outras estratégias didáticas que integram teoria e prática e foca no contexto do trabalho, de modo a estimular a percepção analítica e a contextualização de informações, o raciocínio hipotético, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes.

Certificações Intermediárias

. . . . .

Contate-nos

Quer saber mais sobre o curso?

Logo.png

Centro Educacional

Agendamentos

Blog

AVA Sae Digital

Área do Aluno

Área do Professor

Parceira Institucional

Logo_EaD_Cores.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Links Úteis

Coren.png
CFT.png
CRQ.png
MEC.png
CREA.png

Rua Alameda Carlos Lacerda, 423, Liberdade, Rio das Ostras

contato@etpescola.com.br

Tel: (22) 2771-9120 / 99292-9250

Trabalhe Conosco
arrow&v