top of page
instrumentacao-cirurgica-1523468312.jpg

Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica

Com duração de 6 meses, o curso capacita o aluno atuar auxiliando a equipe médica durante a cirurgia, realizando procedimentos relativos à instrumentação cirúrgica e atividades relacionadas ao cuidar no complexo cirúrgico, que compreende a Sala de Cirurgia, Sala de Anestesia e Central de Material e Esterilização, lidando com materiais específicos, instrumentais, processo de limpeza e esterilização.

Carga Horária: 360h

*Estágio obrigatório.

Perfil Profissional de Conclusão

Atua como o braço direito do médico-cirurgião, sendo que o mercado necessita constantemente de mais profissionais com qualificação nessa área. O aumento de hospitais e de clínicas e o crescente número de cirurgias fizeram o mercado de trabalho para esse profissional técnico crescer devido à demanda de profissionais qualificados para essas atividades. Por isso, para quem se interessa por essa função, o mais indicado é investir na especialização em Instrumentação Cirúrgica.

Área de Atuação

O técnico em instrumentação cirúrgica é um profissional com formação técnica na área de saúde, qualificado a auxiliar a equipe médica durante as cirurgias. O profissional é formado no curso técnico em Instrumentação Cirúrgica, responsável por capacitar os estudantes para atuar no segmento. 

Sua atuação tem sido fundamental nos estabelecimentos de saúde, pois lida com o controle e fornecimento dos instrumentos cirúrgicos utilizados pela equipe médica durante os procedimentos nas salas de cirurgia. O instrumentador cirúrgico também auxilia na preparação do local de realização da operação e organiza os aparelhos para facilitar o acesso da equipe ao longo do procedimento.

Metodologia

A metodologia adotada no curso envolve análise e solução de problemas, estudo de casos, projetos, pesquisas e outras estratégias didáticas que integram teoria e prática e foca no contexto do trabalho, de modo a estimular a percepção analítica e a contextualização de informações, o raciocínio hipotético, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes.

bottom of page