Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho
Com duração de 6 meses, o curso mostrará ao Técnico de Enfermagem, a prática de farmacêutica ligada às necessidades de uma empresa. O enfermeiro do trabalho faz atendimentos ambulatoriais na instituição, é responsável pelo estudo de possíveis perigos que a empresa pode oferecer a seus empregados e também pela realização de campanhas que promovam a saúde. Um enfermeiro do trabalho é um bom agente para a viabilização de operações e para o aumento de produtividade.
No curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho você aprende a organizar os serviços médicos em corporações e conhece os conceitos de segurança no trabalho.
Carga Horária: 360h
*Estágio obrigatório.
Perfil Profissional de Conclusão
Aprofundar o conhecimento nas áreas da Saúde do Trabalhador, considerando diagnóstico e gestão de problemas. Capacitar profissionais graduados Técnicos de Enfermagem na compreensão e análise dos fatores de risco para alterações na população, provenientes do trabalho. Capacitar estes profissionais para desenvolver e atualizar o conhecimento ético e crítico baseado nas pesquisas científicas envolvidas com a Saúde do Trabalhador. Desenvolver o interesse pela pesquisa dentro da área de Saúde do Trabalhador.
Área de Atuação
-
Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença.
-
Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias.
-
Promover ações de orientação e preparo do paciente para exames.
-
Realizar cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros.
-
Prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos cirúrgicos.
Metodologia
O curso Técnico de Especialização em Enfermagem do Trabalho tem como objetivo geral participar com o enfermeiro na elaboração de projetos e aplicar análises de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo estratégias de controle e sugerindo mudanças necessárias para identificar riscos que possa resultar em doenças ocupacionais além de auxiliar a elaboração e execução de projetos para investigação sobre saúde do trabalhador, para promover a educação na prevenção de acidentes, de doenças ocupacionais e de treinamento relacionado à prevenção da saúde do trabalhador.