Técnico de Mecânica Industrial
Com duração de 14 meses, com este curso você poderá atuar no desenvolvimento de novas tecnologias, na fabricação de máquinas, na criação de novos produtos, elaborar projetos de ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados às máquinas e aos equipamentos mecânicos, atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade.
Carga Horária: 1200h
Perfil Profissional de Conclusão
Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.
Área de Atuação
O mercado de atuação para o técnico em Mecânica Industrial é bastante amplo. Inclui desde espaços clássicos, como indústrias, até empresas de consultoria. Veja onde é mais comum encontrar esses profissionais hoje em dia:
-
Indústrias diversas (automobilística, farmacêutica, química, agrícola, etc.)
-
Empresas de pesquisa e desenvolvimento
-
Ferramentarias
-
Empresas de manutenção industrial
-
Assessorias de desenvolvimento de projetos mecânicos
-
Fábricas de máquinas
-
Laboratórios de controle de qualidade
-
Prestadoras de serviço em geral
-
Montadoras de máquinas e implementos agrícolas
-
Oficinas mecânicas e concessionárias de veículos
-
Empresas de peças para veículos
-
Empresas de transporte e logística
-
Fazendas e cooperativas
Quem faz Mecânica Industrial encontra um dos melhores salários de nível técnico do Brasil. O valor médio é de R$ 2.800, de acordo com o Banco Nacional de Empregos. Com um pouco de experiência e talento, os rendimentos podem facilmente ultrapassar os R$ 5.000 mensais.
O melhor de tudo é que raramente um bom profissional de Mecânica Industrial fica desempregado. Mesmo com a economia desacelerada, ele ainda desempenha uma função vital e indispensável em indústrias e fábricas – e continuará a ser assim por bastante tempo!
Metodologia
No curso Técnico de Mecânica Industrial você estará apto a desenvolver testes de equipamentos e máquinas, realizar manutenção e reparos de máquinas diversas, montar e instalar máquinas, ler e interpretar de desenhos técnicos, realizar fixação de peças e estruturas específicas, consertar maquinário, como motores, tratores, redutores, engrenagens, cremalheiras e rolamentos, gerar o controle de qualidade do maquinário, acompanhar projetos mecânicos, coordenar execução de projetos e análise de problemas técnicos e elaboração de soluções.
Certificações Intermediárias
Visando a maior qualificação profissional e a concorrência do nosso egresso no mercado de trabalho, nós oferecemos aos estudantes do curso Técnico de Mecânica Industrial 3 certificações intermediárias, que serão recebidas ao término de cada módulo, além é claro do diploma de Técnico de Mecânica Industrial ao término do mesmo. As certificações são:
-
Desenhista Mecânico
-
Mecânico de Máquinas de Usinagem
-
Mecânico de Máquinas Industriais