Técnico de Segurança do Trabalho
Com duração de 14 meses, o curso forma profissionais com a missão de inspecionar as instalações físicas e equipamentos de uma empresa a fim de certificar de que está tudo dentro das normas e leis brasileiras de segurança. Ele também estará sempre atento há fatores de risco, especialmente em locais mais perigosos – como chão de fábrica, laboratórios, hospitais e canteiros de obra, por exemplo – e propor ações para evitar acidentes e problemas de saúde.
Carga Horária: 1200h
Perfil Profissional de Conclusão
Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Área de Atuação
O profissional Técnico de Segurança do Trabalho, está apto a trabalhar basicamente em qualquer segmento da indústria ou do comercio, pois o seu conhecimento poder ser aplicado em qualquer lugar visando sempre a redução de perdas da empresa e da diminuição dos riscos que podem afetar seus colaboradores.
-
Implementar e gerenciar modelos de segurança do trabalho
-
Desenvolver pesquisas e testes na área
-
Coordenar equipes
-
Propor políticas de segurança no espaço de trabalho
-
Acompanhar vistorias, perícias e auditorias
Hoje o Brasil conta com mais de 340 mil profissionais na área, mas esse número ainda não é suficiente para suprir toda a demanda que se abriu com a expansão do parque industrial e comercial no país. As vagas de emprego se multiplicam em empresas e indústrias de diversos campos de atuação, como:
-
Hospitais
-
Empresas públicas e privadas da construção civil, aviação, mineradoras, petrolíferas, etc.
-
Instituições de ensino
-
Aeroportos
-
Portos
-
Consultorias
-
Comércio
Metodologia
O curso técnico de Segurança do Trabalho deixará nosso aluno apto a organizar as atividades, prevenir acidentes e mostrar aos empregados a preocupação da empresa com sua saúde e bem-estar, isso aumentará a produtividade dos funcionários, auxiliará na motivação e, assim, trazer diversos benefícios às empresas.
Certificações Intermediárias
Visando a maior qualificação profissional e a concorrência do nosso egresso no mercado de trabalho, nós oferecemos aos estudantes do curso Técnico de Segurança do Trabalho 1 certificações intermediárias, que serão recebidas ao término do Módulo III do curso, além é claro do diploma de Técnico de Segurança do Trabalho ao término do mesmo. As certificações são:
-
Agente de Observação de Segurança;
-
Auxiliar Técnico em Segurança do Trabalho.